Brazilcats - Sites e Sistemas
Formatos de imagens para web

formatos

Formatos de Imagens para web

Existem diversos tipos de extensões para os arquivos de imagem: bmp, jpg, jpeg, png, tiff, gif, etc...

O jpeg (ou jpg) pode trabalhar com até 16.8 milhões de cores (24 bits). Se você pretende publicar fotos de pessoas ou paisagens em seu site, com certeza vai preferir arquivos jpg, é um arquivo muito popular pela sua extrema compactação, dessa forma o carregamento desse arquivo é rápido e seu tamanho muito reduzido.

Os arquivos gif trabalham com 256 cores (8 bits) dessa forma não recomendamos salvar fotos com essa extensão, apenas figuras, ícones ou imagens mais simples. É possível criar também animações com esta extensão. Há muitos anos atrás a grande maioria dos sites era repleto de animações em gif.

O arquivo gif também tem um diferencial muito interessante, ele pode ser transparente. Dessa forma você pode criar imagens que terão uma adaptação mais flexível ao seu site, porem é sempre bom lembrar que ele é mais usado para ilustrações, pela baixa quantidade de cores suportada pela extensão.

O PNG surgiu justamente por causa das restrições que o gif possui. Dessa forma ele alia todas as qualidades do gif e como pode guardar milhões de cores ao invés de 256, o png pode muito bem ser uma foto sem perda de qualidade.

Alem de todas essas características o png possui maior qualidade do que o jpg, pois apesar da compressão, a perda da qualidade é menor. Mas vale lembrar que o custo disso é um tamanho um pouco maior que o jpeg.

 O formato BMP não deve ser usado para web pois não tem compressão no arquivo e acaba se tornando um peso para o seu site.

 Agora fica fácil identificar a sua necessidade e aplica-la ao seu site.

A
A+
A-
gostei
52